segunda-feira, 9 de novembro de 2009

1 Samuel – Capítulo 10 - Estudando


Samuel ungiu a Saul rei. Essa unção é feita em particular e ninguém até aqui sabe da mesma. Após a unção Samuel o envia de volta para sua casa e anuncia vários sinais que o seguirão, o que seria para Saul confirmação do seu chamado. Um dos sinais mais destacados é que Saul ao se encontrar com um grupo de profetas fica cheio do Espírito Santo e começa a profetizar também.

Passado algum tempo Samuel convoca todo o povo de Israel em Mispa para apresentar o novo rei. Saul tem uma atitude esquisita e se esconde em meio as bagagens do povo. Correram e o tiraram dali. Todo o povo rompeu em gritos: "Viva o rei". Depois disso todos voltam para suas casas, inclusive Saul e passa a ser seguido por uma tropa de homens. Alguns outros o desprezaram, mas Saul se fez de surdo.

Quero destacar o finalzinho do capítulo, no versículo 27: "...porém Saul se fez de surdo". Porque fazemos isso? Para nos protegermos. Nós temos medo do confronto. Ficamos chateados quando somos rejeitados. Talvez, se fazer de surdo seja o politicamente correto, mas aquele era o direito de Saul, ele havia sido escolhido e agora um grupo de homens rejeitava a direção de Deus. Em 2 Coríntios 12:11-12 esta escrito assim: "Tenho-me tornado insensato; a isto me constrangestes. Eu devia ter sido louvado por vós; porquanto em nada fui inferior a esses tais apóstolos, ainda que nada sou. Pois as credenciais do apostolado foram apresentadas no meio de vós, com toda a persistência, por sinais, prodígios e poderes miraculosos."O apostolo Paulo exorta a igreja de coríntios porque não reconheciam a unção de Deus que estava sobre ele,na verdade eles desprezavam algo muito maior do que Paulo, eles desprezavam uma marca (unção) de Deus. Paulo não se calou, denunciou e confrontou em amor. Quantas vezes você tem "engolido o sapo"? Não fala nada... Faz de conta que não é com você... Quer ser educado... Deus nos deu autoridade na palavra, em apocalipse 1:16 diz: "... e da boca saiu-lhe um espada de dois gumes..", em efésios 6:17 diz que a espada do Espírito é a palavra de Deus. A autoridade de Deus é manifesta pela palavra em nós. Use-a. Use-a sempre. E sempre associada ao amor. Jesus nunca se calou sempre confrontou em amor. O único momento em que vemos Jesus calado foi no caminho para a cruz. Então não deixe de colocar a sua opinião, a sua visão, o seu parecer. Seja sábio e humilde, mas deixe claro o que você entende principalmente quando se trata de assuntos espirituais. Não perca tempo com discussões sobre bíblia, não é disso que estou falando... Mas não deixe de colocar a sua voz em ação. Martin Luther King disse: "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." Defenda o que você é, o que você crê, defenda os seus, a sua igreja, o mais fraco. Peça por justiça, fale!



5 comentários:

  1. Amém!!!
    Aprender a usar a nossa boca como instrumento prófetico...

    ResponderExcluir
  2. Amém!
    Para travarmos uma guerra que o venceremos no Senhor.

    ResponderExcluir
  3. AMÉM!!!

    ISSO É TUDO...

    ESSES ESTUDOS TEM SIDO DEMAIS,OBRIGADO SENHOR,QUANTO MAIS NOS CALAMOS,MAIS NOS MACHUCAMOS...

    ResponderExcluir
  4. Nem todos os momentos devemos nos calar mas fale com sabedoria. Defenda o teu chamado com sabedoria de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Nem todos os momentos devemos nos calar mas fale com sabedoria. Defenda o teu chamado com sabedoria de Deus.

    ResponderExcluir