domingo, 25 de outubro de 2009

1 Samuel - Capítulo 2 - Estudo

Ana, ora ao Senhor através de um cântico.

Revelação: Nos aprendemos a amar à Deus quando obedecemos os seus mandamentos. Ana entregou uma oferta (mandamento), viveu o sobrenatural e declara seu amor para com Deus. O relacionamento de Ana com Deus nunca mais foi o mesmo. Quando tenho dificuldades em amar à Deus, deve obedecê-lo, Ele mesmo me ensinará a amá-Lo.

A partir do versículo 12 fala dos filhos de Eli, Hofni e Finéias. A biblia chama os irmãos de filhos de Belial. Belial é considerado um dos príncipes do exército de Lúcifer, existe diferentes conceitos sobre a sua forma de atuação sobre o homem, dentre eles esta: idolatria, prostituição e rebeldia. Hofni e Finéias eram corruptos e se alimentavam erroneamente das ofertas do povo.

Do versículo 18 ao 21 o capítulo relata a juventude de Samuel. É o início do seu chamado no Senhor, ministra e usa uma túnica sacerdotal feita por Ana, que todo ano quando vinham a Siló trazia para seu primogênito. Eli o profeta, segue profetizando sobre a fertilidade de Ana e essa tem mais 05 (cinco) filhos com seu marido Elcana. O número 05 (cinco) representa um mover apostolico no mundo espiritual (2Co 12:12 "... sinais, prodígios e maravilhas...). Samuel inaugura esse tempo na sua família e também em Israel. É o inicio da mudança de um mover religioso para um mover apostólico.

Os versículos 22 ao 26 fala da exortação de Eli aos seus filhos. Consta que Hofni e finéias também se prostituiam com as mulheres que trabalham no templo. Eli os repreende mas eles não o ouvem. Eli erra com pecado de idolatria. Provavelmente tirar os filhos do papel sacerdotal seria algo muito doloroso para Eli, mas sua postura também desonrava à Deus. Eli errou. Idolatria é quando coloco qualquer coisa, situação ou pessoa no lugar de Deus. Quando dou a outrem o valor ou a importância que deveriam ser dadas somente a Deus, esse foi o pecado de Eli (Lc12:48 "... a quem muito foi dado, muito será exigido...")

Do versículo 27 ao 36, Eli recebe de outro profeta uma palavra de Deus de exortação sobre os pecados de sua família. Deus rompe a promessa que havia feito a geração de Arão. Eli e seus filhos são responsáveis pelo o encerramento de uma promessa de benção que estava sobre a família a muitas gerações. Eles rompem um ciclo de honra de Deus por causa do desvio dos caminhos do Senhor. É profetizado a morte de Hofni e finéias no mesmo dia. E também de um novo profeta que será levantado e honrará ao nome do Senhor.



3 comentários: