domingo, 25 de outubro de 2009

1 Samuel – Capítulo 4 - Estudo



 

Os maiores inimigos de Israel são os Filisteus. Nos dias do sacerdote Eli, os Filisteus dominavam sobre Israel. Era comum naquele tempo o líder do povo ir para guerra e guiar seu exército. Como Israel não tinha rei, Hofni e Finéias foram representando a autoridade sacerdotal. Israel era um país governado por sacerdotes. Essa batalha foi perdida por Israel e quatro mil homens morreram. A pergunta dos Anciãos era: "Por que nos feriu o Senhor, hoje, diante dos filisteus?". É interessante como muitas vezes nós nos colocamos em uma posição superior por causa da eleição (1Pe2:9 "...nação eleita...). Como se Deus tivesse a obrigação de nos abençoar e nos garantir a vitória sempre. Isso é tão sério que muitos não trabalham, estudam ou não se dedicam como deviam, mas se sentem na posição de quem já tem a garantia e se não der certo choramos e lamentamos e muitos de nós murmuramos. O nosso papel é o de exaltar o nome de Deus. O papel de Israel era o de andar em santidade, mas não só isso. Era de serem os melhores no campo de batalha. Os melhores usando a espada, o escudo, a lança, buscar estratégias de guerra, estudar a situação, e é claro orar ao Senhor, mas infelizmente nem santidade que deveria ser a base de tudo havia naqueles dias. Derrepente eles tiveram uma idéia "fantástica" aos seus próprios olhos, trazer a Arca da Aliança. Eles diziam: "Tragamos de Siló a arca da Aliança do Senhor, para que venha no meio de nós e nos livre das mãos de nossos inimigos." Incrível, agora queriam usar a Arca como amuleto. Assim como muitos fazem com notas de Um dólar, ou com a bíblia aberta dentro de casa em determinados Salmos e tantas outras coisas. É a superstição. Eles não olharam para eles próprios, não analisaram a situação. Não existe aliança com Deus sem auto analise, 1Co11:28 "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão e beba do cálice;". A Santa Ceia é um memorial e representa a nossa aliança com o Senhor, e aqui esta uma determinação, antes de celebrar a aliança de examine, se auto avalie. Deus quer que sejamos questionadores, que busquemos a perfeição. Os Anciãos e todo o povo queriam uma solução rápida. Deus não é "fast food". Talvez se eles tivessem parado e analisado e buscado ouvir a Deus a direção fosse algo assim: "voltem para casa, reavaliem suas vidas no altar. Treinem mais, cresçam como soldados e comandantes, busquem estratégias novas, troquem o sentimento porque Deus não lhes deve nada, sendo assim nós é que somos devedores, então entrem no campo de batalha com um desejo acima de todos, glorificar o nome de Deus através da vitória." Talvez Deus dissesse ainda mais, algo mais ou menos assim: "voltem daqui a seis meses, mas voltem prontos." O problema é esse. Queremos na mão e pronto. Nos gostamos de subir no altar e dar testemunho do inacreditável: "estava em casa dormindo, em torno de 10:30h da manhã, tocaram a minha campainha e depois de muita insistência levantei e quando abri era um "headhunter" me oferecendo um super emprego em uma multinacional." Até quando vamos colocar o peso das nossas vidas nas costas de Cristo? Já temos a salvação, a unção, a habilitação, agora é transformar em realidade. Não busque sua honra, busque honrar e Deus vai te surpreender.


 

Hofni e Finéias foram até Siló e trouxeram a Arca e aconteceu o que tinha que acontecer... Perderam mais uma vez. O que aconteceu com a Arca? Talvez tenha sido a pergunta de alguns. Será que ela não funciona mais? Será que carregamos errado? Quando vamos nos livrar dos rituais e vamos ter um relacionamento verdadeiro e íntimo com Deus? Trinta mil homens de Israel morreram. Hofni e Finéias, filhos de Eli também morreram de acordo com a profecia. Eli não suporta a noticia, os dois filhos e a Arca que foi roubada pelos filisteus foi demais, sendo assim caiu ele para trás da cadeira em que estava sentado e porque era bastante gordo, quebrou o pescoço.


 

Importante: Por que Deus deu à Israel uma Arca? Porque o povo tinha dificuldade em se relacionar espiritualmente com Deus. Ainda somos assim, por isso existem, oferta, dízimos, santa ceia, batismo, etc. Deus deixa palpável o relacionamento com Ele. Mas nada disso pode assumir o lugar Dele na nossa vida.

6 comentários:

  1. Mt bom!! Obrigada, muito obrigada.. Q Deus prospere na tua vida :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo estudo. Sugestão: seria interessante se ao aumentarmos o zoom para vermos com letras maiores, elas não ultrapassasse as margens. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ler essa passagem e tive que vir aqui para entender um pouco mais. Engraçado como a gente lê atoa e se não buscarmos mais entendimento, fica apenas como uma historia. Depois que terminei de ler fui ao banheiro escovar os dentes e conversei com deus sobre minha situação financeira e sobre como cuidarei dos meus pais na velhice. Então disse pra deus que deixaria nas mãos dele resolver essa situação para mim. Ou seja... li e não entendi nada. Mas agora com a sua explicação entendo ainda mais que eu tenho que me esforçar traçar planos e vencer essa batalha, sem colocar o peso disso em deus pois ele ja é tudo para mim e me da forças para vencer. As coisas não podem ser de mão beijada, devemos andar em santidade e procurar nos aperfeiçoar, ja nos basta a graça de deus. Obrigado. Que deus abençoe sua inteligencia ainda mais.

    ResponderExcluir