segunda-feira, 26 de outubro de 2009

1 Samuel – Capítulo 7 - Estudo

A Arca da Aliança não é levada de volta ao templo em Siló, mas é levada para a casa de Abinadabe, em Quiriate-Jearim, e seu filho Eleazar é consagrado para guardá-la. A Arca esteve com eles por 20 anos. A Arca ficou esquecida.


Israel volta a buscar ao Senhor, agora através do profeta Samuel. É o inicio da quebra do jugo da idolatria. Os filhos de Israel tiram de suas casas os baalins e os astrotes.


Samuel mandou reunir todo o povo em Mispa, houve jejum, confissão de pecados e oferta derramada na presença do Senhor. Ali Samuel julgou o povo. Os filisteus se levantam novamente contra Israel quando esses estavam em Mispa. O povo cheio de medo pede para Samuel clamar a Deus, esse por sua parte, pegou um cordeiro que ainda mamava e entregou como oferta. Deus respondeu com trovões sobre os filisteus e esses foram derrotados. Israel se enche de coragem e ataca e os derrota abaixo de Bete-Car. Samuel então coloca uma pedra, representando o altar entre Mispa e Sem e lhe chama de Ebenézer, que quer dizer: até aqui nos ajudou o Senhor. As cidades que os filisteus haviam tomado a Israel foram restituídas.



Vemos que a grande vitória de Israel começou de dentro para fora. Os filisteus pareciam inimigos invencíveis, no entanto a derrota não acontecia no campo da batalha, mas no dia a dia de Israel onde o povo era idolatra. As famílias tinham imagens e entregavam ofertas a deuses, o que ímpia que Deus se movesse com poder no meio deles. Deus já havia feito tanto, mas mesmo assim Israel seguia levantando ídolos. E quanto a você? Em que situação, ou área da sua vida, você tem se sentido derrotado. Onde você olha e não vê solução? A vitória sempre começa dentro de nós. Derrube os ídolos... E vá para sua vitória. Idolatria é tudo o que ocupa o lugar de Deus, e o lugar de Deus é o de primeiro, acima de tudo e todos. Se o seu problema esta acima de Deus, então é idolatria, se a sua família esta acima de Deus é idolatria, se o dinheiro ou a falta dele esta acima de Deus, é idolatria. Onde tem idolatria Deus não se move, porque Ele não divide sua glória.



Os Israelitas tinham em casa dois tipos de ídolos em especial:





  1. Baalins: Tem sua origem na palavra Baal (Dono; Senhor; Marido) o principal deus da fertilidade em Canaã. O culto a Baal foi uma das piores tentações dos israelitas, desde os tempos antigos (Jz 2.13; 1Rs 16.31-32). Havia várias formas de Baal, que eram encontradas em diversas cidades. "Baalins" é o plural de "Baal" (Jz 2.11). Sua companheira era Aserá (POSTE-IDOLO).





  2. Astarotes: Deusa da fertilidade e da guerra, adorada por vários povos do mundo bíblico, em culto LASCIVO (Jz 10.6; 1Rs 11.5). No tempo de Jeremias muitas mulheres de Judá a adoravam, com o nome de Rainha dos Céus (Jr 7.18; 44.17-19). Também era conhecida pelos nomes de Astarte e Astorete. Não confundir Astarote com Aserá, deusa da fertilidade dos cananeus, companheira de Baal. Na RA Aserá é traduzido por POSTE-ÍDOLO

5 comentários: